Letras que representam pessoas no Ogham
por Osvado R Feres
por Osvado R Feres
Muitos têm me perguntado se há
como identificar pessoas ou personalidades em uma jogada de Ogham e a resposta
é sim!
O Ogham, assim como qualquer
outro oráculo, possui uma gama imensa de interpretações e cabe ao oraculista saber
discernir quando há ou não uma figura humana em questão. Aparentemente parece
um pouco confuso, mas depois de um período de estudos e com a prática frequente,
o oraculista cria um vínculo com seu oráculo, fazendo conexões que, até então,
pareciam um tanto que obscuras.
Uma coisa que percebo frequentemente
é que pessoas, normalmente pessoas ligadas ao druidismo, wicca ou espiritualidade
celta, não veem o Ogham como um oráculo que pode atuar e esclarecer
absolutamente qualquer aspecto da vida humana, relegando-o apenas ao aspecto
espiritual. Isso contribui para dificultar o estudo oracular do Ogham, por isso
poucas pessoas trabalham com esse oráculo no mundo, por acha-lo exclusivo de
druidas, magos e bruxas. Eu, como adepto do druidismo e sacerdote Vate, sei que
há segredos oghamicos que cabem apenas a mim e esses segredos, definitivamente,
não serão revelados aos leigos e curiosos, contudo, é importante frisar que o Ogham
pode e deve ser utilizado como oráculo, que irá auxiliar em nossas vidas
cotidianas. Deste modo, qualquer pessoa, independente da crença, pode se valer
dos aspectos oraculares do Ogham!
Vamos ao que interessa...
A principal energia masculina no
Ogham é representada e simbolizada pelo fid Duir, o Carvalho, pois essa árvore está
ligada tradicionalmente aos raios, um dos símbolos por excelência da energia
masculina nos mitos indo-europeus, como por exemplo Zeus, Thor e Taranis,
deuses masculinos que portam raios. Segundo Robert Graves em sua obra “A Deusa
branca” inspirado na obra de Sir James George Frazer “O ramo de ouro” nos diz
que há dois reis, descritos como deuses de diversas tradições, que estão sempre
em batalha e simbolizam as metades clara e escura das estações do ano, são
eles, o Rei Carvalho, simbolizado pelo verão e o Rei Azevinho, pelo inverno. Portanto,
o Rei Carvalho representa a metade clara do ano, ou seja, a energia masculina
em ascensão. Isto posto, o fid Duir representará em uma jogada o próprio
consulente, caso ele seja do sexo masculino, normalmente um homem viril no auge
da vida. Também pode representar a pessoa do gênero masculino mais próxima da
consulente feminina, como o esposo, o namorado, o pai, o irmão e o amigo.
Cabeça de Pedra de um homem celta, República Tcheca
O outro fid que carrega consigo
as energias masculinas é Tinne, o Azevinho. Como visto anteriormente, o
Azevinho representa o inverno, portanto a energia masculina em decadência. Neste
caso, decadência não significa inferioridade, mas um homem maduro, normalmente
na terceira idade ou mesmo um homem, independentemente da idade, que seja
prudente, ajuizado e racional. Esse fid, em uma jogada, pode significar um
amigo conselheiro, o pai, o avô, um mago, um líder espiritual ou qualquer
pessoa do sexo masculino que seja madura e responsável.
No Ogham a principal energia feminina
é simbolizada pelo fid Nuin, o Freixo. Podemos perceber essa associação através
da interpretação das palavras Ogham ligadas a Nuin, como bág ban, o orgulho das
mulheres e bág maise, o orgulho da beleza. Esse fid também é simbolizado pela
arte de tecer, um tradicional trabalho associado as mulheres. Desta forma,
quando Nuin sai em uma jogada pode significar a própria consulente, caso ela
seja do gênero feminino ou a mulher mais próxima do consulente masculino, como
sua esposa, irmã, mãe e amiga.
Uma rainha celta por Edwin Austin Abbey
O outro fid associado aos
elementos femininos no conjunto Ogham é Saille, o Salgueiro. Como o Salgueiro é
uma árvore intimamente ligada à água e à lua, símbolos universais da feminilidade,
podemos dizer que é um fid que caracteriza muito bem os aspectos femininos em
uma jogada, contudo, assim como Duir representa um homem no auge de sua vida e
Tinne um homem maduro, nas feda femininas acontece o mesmo, Nuin representa a
mulher no auge de sua vida, enquanto Saille, por suas associações com a lua, a
água e a noite, representa uma mulher madura, misteriosa, sábia, bruxa ou
feiticeira. Em uma jogada representa sempre uma mulher, independentemente da
idade, que carrega as características anteriormente citadas, como a avó, a mãe,
a conselheira ou mesmo uma guia espiritual.
Crianças são identificadas,
normalmente, pelo fid Ailm, o Abeto ou Pinheiro. Esse fid representa o grito de
um recém-nascido, como descrito nas palavras Ogham de Maic ind Óic, tosach
frecrai, ou seja, o mais alto dos gemidos e na palavra Ogham de Com Culainn, tosach
garmae, o início de um chamado. Esse fid representa o ser-humano no início de
sua vida, portanto, crianças, independente do sexo. Se associada com outras
feda podemos identificar se é um menino ou uma menina. Também pode significar
uma mulher grávida ou a chegada de uma criança.
O fid Beith, Bétula, por ser o primeiro fid, também pode representar crianças ou jovens.
Uma pessoa madura e sábia, independentemente
do sexo, é representada pelo fid Ioho, o Teixo. Normalmente representa um
idoso, ou alguém que carrega características do arquétipo senex, ou seja, do
velho sábio. Representa uma pessoa que possuí experiência de vida, sabedoria e
conhecimento.
Adolescentes são muitas vezes
representados pelo fid Ruis, o Sabugueiro. Como sabemos, o sabugueiro significa
agir impulsivamente, rebeldia, ciúmes, etc. Características clássicas de um
jovem que passa pela conturbada fase da adolescência. Também pode representar qualquer pessoa que apresente esse tipo de personalidade explosiva.
Claro que essas características são
gerais e estereotipadas, cabe ao estudioso de Ogham discernir quais os
significados são os mais adequados ao analisar a jogada como um todo.
Espero ter esclarecido sobre esse
assunto e como o estudo é constante, o tema não se esgota por aqui.
Até a próxima. /|\
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